"Leitura é a fonte do mais rico conhecimento.
Uma viagem na cultura sem fim do Universo."
(Jully)

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Vikings - History Channel TV Series


Você já ouviu falar de Vikings?
Ainda não! 
Está perdendo tempo queridíssimo, essa é uma série que você precisa conferir. 
Se você é daquelas pessoas que acredita em destino, gosta de guerras, tem fascínio por deuses como Odin, Thor, Loki e outros, e sonha em terminar seus dias festejando eternamente em Valhalla: Vikings é a série certa pra você.
Quem já leu, eu está lendo (assim como eu) as Crônicas Saxônicas, vai se sentir mais que familiarizado com o enredo de Vikings.
Ragnar, o nosso querido earl, é o personagem principal da série, que consequentemente gira em torno de suas aventuras e desventuras.
Se você é muito fã de Uhtred, o narrador das Crônicas Saxônicas, vai identificá-lo num personagem um tanto quanto peculiar da série, o padre Athelstan.
Uhtred e Athelstan compartilham características similares. Tendo em vista que Uhtred, teve uma criação cristã em Bebbanburg e aprendeu a amar os Deuses quando ficou aos cuidados de Ragnar que o tinha como um de seus filhos, e acabou fazendo Uhtred criar  alma de dinamarquês.
Athelstan, por sua vez, chega a Kattegat (vila onde Ragnar vive) como escravo e com o passar do tempo se torna guerreiro e amante dos Deuses.
Se a sua curiosidade foi despertada, não perca tempo e coloque-se em dia. A terceira temporada de Vikings chega as telas no dia 19 de fevereiro. 
Ainda dá tempo de fazer uma maratona e ficar em dia com a primeira e segunda temporadas.
As temporadas, na minha opinião, são curtas demais. Tendo a primeira 9 episódios e a segunda 10. Contudo, cada episódio te instiga a querer mais detalhes, te afundam ainda mais na trama.
Pra você já ir sentindo um gostinho e se ir se animando, abaixo segue um vídeo do tema de abertura da série e outro com alguns highlights da primeira temporada.


Abertura:



Destaques da 1ª temporada:

                

PS: O vídeo sobre a primeira temporada está no áudio original em inglês. Mas dá pra ter uma ideia do que das emoções que a série vai apresentar.

domingo, 27 de julho de 2014

Crônicas Saxônicas - Livro 2 - O Cavaleiro da Morte



"É impossível impedir o destino."

Uhtred se vê diante de uma de suas mais difíceis tarefas: lutar por Alfredo, defendê-lo dos Vikings e ajudá-lo a realizar seu sonho de uma Inglaterra cristã e unificada.
Longe de Ragnar, o Filho, seu amigo e irmão, Uhtred se vê obrigado a fazer um juramento a Alfredo, a proteger o homem que mais odeia.
"O Cavaleiro da Morte" é cheio de surpresas. Uhtred está cada vez mais agarrado a ideia de ser saxão, mas ainda não perdeu sua essência Viking.
Cheio de emoções, "O Cavaleiro da Morte" é um relato fiel da guerra travada por Alfredo para recuperar Wessex.
O segundo livro das Crônicas Saxônicas é batalhas do início ao fim.
Uma leitura sensacional!

sexta-feira, 14 de março de 2014

O Silmarillion



Da criação do mundo, vinda do pensamento de Eru Ilúvatar, até o fim dos dias da Terceira Era da Terra Média; O Silmarillion é a obra mais completa e inspiradora de Tolkien.
Desde "A Música dos Ainur" até o anexo "Dos Anéis do Poder e da Terceira Era", Tolkien nos dá uma descrição completa e detalhada de todos os reinos de Eä (o mundo) e de todas as criaturas existentes nele. Dos Valar até a era dos homens. Todos as raças existentes. Do primeiro ao último clã de Elfos, de sua imortalidade e seus poderes.
Da raça dos anões e sua excelência como mineiros. E por fim da raça humana, dos homens de Númenor.
E como não se apaixonar por terras como Gondolin e seus verdes campos? Ou Beleriand, Nargothrond e Doriath?
E o que dizer de Fingolfin, Finrod, Fingon ou Feanor? Histórias que de são de arrepiar.
Na minha opinião, este é o melhor livro escrito por Tolkien e deve ser lido antes de "O Senhor dos Anéis", pois ajuda a entender e conhecer melhor cada canto da Terra Média e seus conflitos. Como o mal do anel surgiu e quais a consequências de seu surgimento.
Digo que muitos se apaixonam por Tolkien ao lerem "O Senhor dos Anéis", contudo, quem leu "O Silmarillion" antes de OSDA se apaixonou pela criação do mundo, pela criação dos seres mais maravilhosos que poderiam existir: Os Elfos. Sejam eles Noldor, Eldar, Sindar ou qualquer outro clã. E até mesmo os anões, e suas habilidades com as gemas, encantam a todos.
Vale muito a pena se dedicar a essa leitura se você buscar conhecer a essência do trabalho de Tolkien.


sábado, 1 de fevereiro de 2014

Crônicas Saxônicas - Livro 1 - O Último Reino



"O destino é tudo."
Como não começar com essa frase que nos acompanha durante toda a narrativa?
Quem já leu "As Crônicas de Artur", também de autoria de Bernard Cornwell, já está acostumado com a fixação dos personagens centrais com o curso de seus destinos. Merlin sempre dizia "O destino é inexorável". E em "O Último Reino" aprendemos que de fato nada acontece por acaso em nossas vidas.
Praqueles que são fascinados pela Idade Média e suas guerras, como eu sou, "O Último Reino" nos leva em uma viagem pela cultura viking e os conflitos causados pelas invasões dos nórdicos na Inglaterra, que ainda estava em processo de formação política e religiosa.
Falando em religião, quem conhece Cornwell sabe que esse é um tema frequente em suas obras.
Em "O Último Reino" temos o Cristianismo, de certa forma mais consolidado na Inglaterra de Alfredo do que na Britânia de Artur, travando batalha com deuses nórdicos como Odin e Tor, ao mesmo tempo em que os dinamarqueses lutavam com os ingleses.
E a prova máxima desses conflitos religiosos são os personagens principais: Alfredo com seu fanatismo Cristão e Uhtred, nascido inglês, porém dinamarquês de alma e coração.
Uhtred aprendeu a amar a religião viking em todos os seus aspectos e mesmo lutando por Alfredo e seus propósitos, Uhtred nunca deixou de pedir a benção de Odin e Tor.
Uhtred e sua fé nos deuses nórdicos nos trazem de volta a cerebre frase "O destino é tudo". Uhtred acreditava piamente que um dia seria capaz de voltar para casa e retomar suas terras.
Uhtred assim como todos os vikings, acreditava que as fiandeiras traçavam todos os rumos que nossa vida poderia tomar e escolhiam aquele que melhor as satisfizesse, e até mesmo nos deixavam acreditar que podemos tomar nossas próprias decisões quando na verdade, tudo já está meticulosamente esquematizado.
É uma excelente leitura. Descritiva, porém empolgante. E se você busca por viver as emoções de uma batalha, essa é a leitura recomendada para você.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

The Way I Am



Sempre que ouvia as músicas do Eminem, de alguma forma eu me identificava com o que as letras diziam.
Histórias de uma vida difícil, preconceito na escola, o desenvolver da criatividade, a luta pela realização de um sonho.
Quando tive a oportunidade de ler a biografia do Em, eu descobri que eu não me identificava somente com as letras, mas sim com a pessoa em questão.
Neste livro somos capazes de entender como funciona o processo de composição não só das letras do Em, mas dos seus tão famosos alter-egos: Slim Shady, o próprio Eminem e personagens como Ken Kaniff. Entendemos também que Marshall Mathers tem seus defeitos, mas que acima de tudo é um pai maravilhoso, que faria qualquer coisa por suas meninas.
E que mesmo tendo problemas de temperamento, aprendeu a expressar na música toda a sua frustração.
Com esse livro, aprendi a importância de uma amizade verdadeira e sincera, e pude sentir a dor de perder alguém tão essencial quanto "Proof".
E se tivesse que destacar um aspecto que mais me impressionou, sem sombra de duvidas é o processo de composição do Em, e o tanto de papel que ele tem guardado em casa.
O fato de que só ele pode decifrar o que escreve, por medida de segurança e as mesmas frases "desconexas" que vivem rodando a minha mente antes de escrever algo, também aparecem na cabeça do Em.
Pra quem é fã de RAP e mesmo pra quem não seja, é uma leitura altamente recomendável.
Situações engraçadas, pegadinhas, fotos e mais fotos, e é claro, a oportunidade de conhecer um artista genial.
Vale muito a pena ler. 





Introdução

Sejam todos bem vindos ao "Resenhas da Jully".
Pra quem ainda não me conhece, eu sou Juliana, alguém que tem um alter-ego chamando Jully e que fala muito.
Este blog será uma extensão do meu blog pessoal que alguns de vocês já conhecem, o Deixa a Jully Falar que é onde eu falo dos meus sentimentos, da minha personalidade, das minhas besteiras.
Aqui no Resenhas da Jully, eu vou falar de uma das minhas maiores paixões: os livros.
Vou expor meus gostos, dar dicas de boa leitura, vez ou outra comentar sobre os filmes e séries baseadas nos livros, entre outras coisas.
Pra quem já conhece o Deixa a Jully Falar, vai se sentir em casa aqui também, e pra quem não conhece ainda, vale a pena dar uma olhada.
E pra quem se pergunta: por que um blog novo?
Bem a minha paixão pelos livros é muito grande, tão grande quando a minha paixão pela minha personalidade. Então resolvi não misturar as coisas.
Aviso importante: Esse blog pode, e vai, conter descrições sobre o enredo dos livros, o que pode ser considerado spoiler. Mas valerá a pena conferir.